É aqui que você encontra a maioria das perguntas feitas pelos nossos clientes.


1) O que são os Cuidados de Saúde Domiciliários?

Os cuidados de saúde domiciliários consistem numa solução integrada que inclui apoio clínico e/ou operacional a clientes com incapacidades temporárias ou permanentes, com vista a atingir a maior autonomia possível.


2) Em que consiste o serviço de atendimento domiciliário?

É o tipo de atendimento direcionado a utentes com um quadro clínico estável e que não necessitam de uma estrutura de caráter hospitalar para continuar o seu tratamento. É um programa menos complexo que o de Hospitalização Domiciliária, uma vez que, geralmente, possuem uma duração pré-definida. Estão incluídos neste pacote serviços como administração de medicação (via endovenosa incluída) ou a realização de procedimentos (como pensos, entubações, ensinos ao cuidador, etc). É um programa que contempla, ainda, os utentes em fase de reabilitação, que são assistidos por uma vasta gama de profissionais, como o fisioterapeuta, terapeuta da fala, nutricionista, psicólogo, etc.


3) Em que consiste o Serviço de Hospitalização Domiciliária?

É um tipo de programa direcionado a utentes com um quadro clínico estável e que não necessitam de uma estrutura hospitalar para o tratamento. Após avaliação da equipa médica e de enfermagem, é estruturado um Plano Terapêutico e personalizado, adaptado às necessidades do cliente. Assim cada utente recebe um tratamento específico de acordo com as suas necessidades e indicações clínicas, podendo incluir diferentes estruturas, profissionais, materiais e medicamentos.


4) Domicílio versus Lar ou Residência: Quais os benefícios de me manter em casa?

Ao longo da vida o envelhecimento é inevitável e, em alguns casos, em situação de doença, a perda de autonomia leva à necessidade de ter um acompanhamento mais próximo. A opção de institucionalização não é, de todo, obrigatória. A Global Home Care proporciona as opções mais indicadas para o cliente, de modo a permitir uma recuperação total de autonomia ou a adaptação a um novo estado de saúde no conforto da sua casa. Em casa poderá ter total dedicação dos profissionais de saúde para si selecionados, o que fará com que os resultados sejam atingidos mais rapidamente;


5) A empresa presta cuidados exclusivamente a idosos?

O adulto e o idoso são o foco principal dos cuidados prestados pela Global Home Care. No entanto, a equipa de profissionais que possuímos tem competências para prestação de cuidados a clientes de qualquer idade.


6) Qual a tipologia de clientes que atendem?

Apesar do foco principal dos cuidados ser o adulto e o idoso, a Global Home Care tem a capacidade de dar resposta a problemas de saúde que afetem a autonomia, conforto e segurança em qualquer idade. Os cuidados podem incluir um apoio de 2h até 24h consecutivas. A nossa equipa tem as devidas competências que permitem assegurar os cuidados a clientes com todos os tipos de doença nas suas diversas fases.


7) Como poderei ter a certeza da idoneidade e competência dos vossos profissionais?

O recrutamento da Global Home Care é feito com base em padrões de qualidade que exigem os maiores níveis de competência em relação à prestação de cuidados de saúde. Os profissionais que fazem parte da equipa entregam toda a documentação legal necessária para o cumprimento das suas funções (registo criminal atualizado, devem ser detentores de cédula profissional atualizada e, nas profissões que assim o obrigam, deverão estar inscritos na sua Ordem profissional e entregar comprovativo desta inscrição) e deverão atualizar a mesma sempre que existam alterações.


8) Quantas pessoas irão prestar os cuidados que irei receber?

No sentido de criar uma equipa coesa, consistente e conhecedora do cliente, a Global Home Care assume o compromisso de criar uma equipa que garanta que são cobertas as horas necessárias à prestação de cuidados, limitando, assim, um número mínimo de pessoas que constituem a equipa.


9) O que acontece se o profissional que cuida de mim tiver um problema de saúde ou não se consiga deslocar até mim?

A Global Home Care incute aos seus profissionais a mais alta responsabilização na sua segurança e saúde Assim caso o profissional que irá prestar cuidados se encontre doente e não possa proceder aos mesmos, este contata a direção técnica que irá encaminhar um outro profissional para que se possa cumprir e honrar este compromisso, de modo a garantir a continuidade dos cuidados.


10) Posso escolher o horário em que quero receber os cuidados?

Sim. A Global Home Care é promotora de uma adaptação do plano de cuidados ao cliente, e não de uma adaptação do cliente ao plano de cuidados. Assim é possível escolher os horários de modo a respeitar a rotina, dinâmicas e hábitos do cliente e família.


11) A primeira avaliação é paga?

Não. A primeira avaliação é assegurada pelo Diretor Técnico e pode ser feita no domicílio ou no hospital (caso o cliente esteja ainda internado). Esta visita tem por objetivo identificar as necessidades do cliente de modo a criar uma proposta e plano de tratamento adaptados ao mesmo. Posteriormente, o cliente avalia e toma uma decisão consciente, ponderada e livre de pressão.


12) Como é feita a comunicação com a família?

A comunicação é feita de acordo com as diretrizes do cliente e familiares de referência. Tendo em conta o princípio do respeito e a privacidade do cliente, apenas divulgamos informação aos familiares e/ou amigos previamente referenciados.